Recém inaugurado o Sunac Guangzhou Grand Theatre, localizado no distrito de Huadu of Guangzhou, na China vem chamando a atenção pela sua imponente fachada.
O projeto foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura de Londres, Steven Chilton Architects a partir do uso de tecnologias e softwares BIM. O conceito principal da proposta é representar a história da cidade, pioneira na fabricação de seda, e permitir apresentações itinerantes e de grupos locais.
“A fachada do teatro chama a atenção de quem passa por ali por ter um revestimento distinto, mas que remete à história da cidade. “Guangzhou é o berço da rota da seda no mar, foi o lar e a inspiração de artistas que ajudaram a definir o conceito mundial da cultura chinesa por milhares de anos”, conta Steven Chilton.
Mais de 14.600 painéis em alumínio em formato triangular foram utilizados para a montagem da fachada. As chapas são anodizadas em vermelho e dourado com tratamento para reflexão do calor. As figuras de pássaros e fênix foram feitas a mão e depois mapeadas uma a uma para a geometria do edifício.
Tudo isso é sustentado por uma completa estrutura de tubos de aço soldados que funcionam de forma interdependente da superestrutura de concreto que sustenta os pisos do teatro.
FICHA TÉCNICA
Nome: Sunac Guangzhou Grand Theatre
Local: Distrito de Huadu of Guangzhou, China
Ano do projeto: 2021
Responsável: Steven Chilton Architects