Envidraçamento de Sacada – Tudo o que você precisa saber sobre a NBR 16.259

Um dos sistemas de alumínio e vidro mais procurados e instalados no país, o envidraçamento de sacada vem ganhando cada vez mais espaço. Essa tecnologia se constitui de painéis de vidro que são abertos através de um sistema de roldanas deslizantes e giratórias. A evolução desse produto ao longo das décadas é evidente, especialmente após a publicação da NBR 16.259 – Sistemas de Envidraçamentos de Sacadas – Requisitos e métodos de ensaio, em fevereiro de 2014.

Entenda os principais pontos presentes na norma:

VIDRO

A norma permite a instalação de vidros laminados e temperados, ambos devem atender os valores de pressão e vento de cada região do país tendo como base o Mapa das Isopletas. Deve-se respeitar os valores mínimos e máximos (largura e altura) conforme a localidade da obra onde será feita a instalação.

PESO DO SISTEMA

Esse é um ponto importante e a NBR 16.259 orienta que seja previsto em projeto. Deve-se sempre considerar o cálculo estrutural do prédio e a carga extra que o sistema irá gerar com o recolhimento dos painéis quando o mesmo estiver aberto, bem como as cargas que a sacada terá de suportar com ele fechado -como a colocação de móveis no espaço, por exemplo-.

Em edifícios onde haverá instalação em múltiplos andares é necessário multiplicar o valor do peso do sistema pelo número de pavimentos, para se obter a carga extra total que a estrutura do prédio terá de suportar.

ENSAIOS

A norma de envidraçamento de sacada orienta que seja realizado ensaios em laboratório das peças e do sistema antes de ser instalado na obra. Estabelece também quais são os requisitos e os métodos para a realização dos. Todos devem ser aprovados nos seguintes requisitos:

Comportamento sob ações repetidas de abertura e fechamento;

Impacto de corpo mole;

Resistência às cargas uniformemente distribuídas para simular a ação do vento;

Resistência à corrosão;

 

Posso fazer o envidraçamento sobre o guarda-corpo existente na sacada?

A NBR 16.259 autoriza a instalação do sistema sobre o guarda-corpo, desde que o fabricante e instalador atentem-se a alguns requisitos:

1. O fabricante do sistema assume a responsabilidade da conformidade dos guarda-corpos existentes em relação à norma NBR 14718 — Guarda-corpos para edificações; –

2. O conjunto deve atender todos os requisitos da NBR 16.259.

3. O envidraçamento de sacada não exerce as funções de guarda-corpos ou de estanqueidade (passagem de água ou ar) conforme indicado na norma (página 3, item 3.11), sua função é apenas de auxiliar o fechamento de vãos.

Quer mais informações? Listamos alguns sites e matérias, veja abaixo!

 

https://abravidro.org.br/conheca-as-regras-da-norma-para-envidracamento-de-sacadas/

https://abravidro.org.br/punoticias/norma-de-envidracamento-de-sacadas-e-publicada-pela-abnt/

https://vidroimpresso.com.br/noticia-setor-vidreiro/norma-nbr-16259-traz-grandes-mudancas-ao-mercado-de-envidracamento-de-sacadas

Os comentários estão encerrados.